O Futuro do Agro é tema de debate na COP29

Publicado em 14.11.24

O Pavilhão Brasil na COP 29 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024), em Baku, no Azerbaijão, promoveu discussões sobre a concretização de uma economia ecológica orientada pela transição justa, com respeito aos conhecimentos científicos e aos saberes brasileiros de convivência harmoniosa entre os humanos e a natureza, incluindo as lentes de adaptação à mudança do clima.

Com temática central focada nos “Caminhos para a Transformação Ecológica”, trata-se de um espaço de referência para apresentação de iniciativas brasileiras voltadas à mitigação das mudanças climáticas, com foco na preservação, conservação e regeneração de ativos florestais. Além das discussões temáticas, o espaço conta com uma série de eventos culturais, exposições interativas e painéis de alto nível.

Após a sessão de abertura da Cúpula de Ação Climática dos Líderes Mundiais, o pavilhão foi palco do painel “O Futuro do Agro”, tendo como moderador o presidente da Iniciativa Internacional para o Agronegócio Brasileiro da ABAG e membro do Grupo de Países Produtores do Sul (GPS), embaixador Roberto Azevêdo.

Entre os debatedores estava o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Syngenta e vice-presidente da ABAG, Grazielle Parenti, a integrante do Conselho de Administração da Marfrig, Marcella Molina, e a diretora Executiva de Assuntos Corporativos da JBS, Marcela Rocha.

Os principais temas debatidos no painel foram a melhoria e ampliação do uso sustentável da terra para a agricultura, segurança alimentar, rastreabilidade da cadeia de fornecimento, novas tecnologias, agricultura regenerativa e mitigação do desmatamento.

Opinião

Eventos

ver mais
06.05
ExpoMafe
13.05
Fenagra 2025
03.06
Agro Summit
24.06
Energy Summit 2025
11.08
Congresso Brasileiro do Agronegócio
22.10
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)