Como adubar laranjeira e diminuir as emissões de gases de efeito estufa?
O uso moderado de adubos nitrogenados é uma das boas práticas que os agricultores podem adotar para tornar a produção brasileira de laranja ainda mais sustentável e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Fazer análises de solo e folhas para dosar as quantidades de insumos e dar preferência aos produtos de liberação lenta ou aos nitratos são as primeiras medidas a serem consideradas.
A adubação verde ou a manutenção de cobertura vegetal nas entrelinhas são outras estratégias eficientes para favorecer o acúmulo de matéria orgânica no solo, a formação de estoques de carbono e o incremento da biodiversidade.
Uma pesquisa da Embrapa Territorial e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estimou os estoques de carbono e identificou espécies da fauna silvestre no cinturão citrícola brasileiro. O projeto foi selecionado pelo Fundo de Inovação para Agricultores da empresa Innocent Drinks, do Reino Unido, que investiu recursos no estudo.
Saiba mais sobre produção sustentável de citros em: www.fundecitrus.com.br/citriculturasustentavel
Veja também informações no Portal Embrapa (aqui)
Sustentabilidade
ver mais
Estudo mostra como o Brasil pode reduzir em até 38% a pegada de carbono na produção de trigo
Opinião
ver maisEventos
ver mais