As polinizadoras que movem o campo

Publicado em 08.05.25

Quando pensamos em agronegócio, logo vêm à mente máquinas, plantações e grandes produções. Mas existe um personagem discreto, que voa de flor em flor, e que tem um papel fundamental no sucesso do campo: a abelha. Esses pequenos seres são responsáveis por até 75% da polinização das principais culturas alimentares do mundo.

Só no Brasil, estima-se que cerca de 60% das espécies cultivadas dependem, em algum grau, da polinização feita por abelhas. Produtos como café, soja, algodão, maçã, melão, abóbora e maracujá têm sua produtividade e qualidade aumentadas quando há polinizadores por perto. No caso do maracujá, por exemplo, a presença das abelhas pode aumentar a produção em até 90%

Além de melhorar a quantidade, as abelhas também influenciam diretamente na qualidade dos produtos. Frutas e grãos polinizados tendem a ser maiores, mais uniformes e com melhor sabor. Isso representa ganhos para o produtor rural: mais renda por hectare e menos perdas na colheita e no transporte.

A contribuição econômica das abelhas para o agronegócio brasileiro já foi estimada em mais de R$ 40 bilhões por ano. Esse valor considera o aumento de produtividade e qualidade em culturas que se beneficiam da polinização. Ou seja, preservar as abelhas é também proteger uma parte importante da economia do país.

Por isso, muitos agricultores têm adotado práticas mais sustentáveis no campo: evitar agrotóxicos durante a floração, manter áreas com flores nativas e até instalar colmeias próximas às lavouras. Essas atitudes simples ajudam a manter as abelhas vivas e trabalhando a favor da produção.

Elas podem até parecer pequenas, mas as abelhas têm um impacto gigantesco no campo. Onde tem abelha, tem vida, tem produtividade e tem futuro.

Confira o vídeo a seguir sobre o incrível mundo das abelhas.

Opinião

ver mais

Eventos

ver mais
03.06
Agro Summit
24.06
Energy Summit 2025
11.08
Congresso Brasileiro do Agronegócio
02.10
Agrienergy Summit 2025 – Sorriso
22.10
Agrienergy Summit 2025 – Maringá
22.10
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)