Jabuticaba é eleita a 10ª melhor fruta do mundo
Açaí e guaraná também estão no ranking feito pela TasteAtlas, enciclopédia gastronômica dos EUA
A TasteAtlas, considerada uma enciclopédia gastronômica dos Estados Unidos, atualizou nesta semana o ranking das 100 melhores frutas do mundo. A jabuticaba foi a representante brasileira que alcançou melhor posição na lista, ficando em 10º lugar. As frutas açaí e guaraná ficaram na posições 49 e 81, respectivamente.
A fruta de tom roxo escuro, com polpa doce e saborosa, já ficou em segundo lugar do ranking da TasteAtlas, em 2023. As posições são definidas por avaliações dos usuários do portal, que podem chegar até 5 estrelas. A jabuticaba possui 4.5 estrelas no site. Já a primeira colocada é a rodakina, da Grécia, que tem 4.7 estrelas.
Quais são os benefícios da jabuticaba para a saúde?
A fruta é rica em compostos fenólicos e antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce, segundo a nutricionista Renata Tuneli. Jabuticaba também é uma boa opção para pessoas que precisam controlar a glicemia, principalmente em casos de diabetes, já que não provoca picos de açúcar no sangue.
Vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio são alguns dos nutrientes encontrados na 10ª melhor fruta do mundo, além de ser uma ótima fonte de fibras. “As fibras proporcionam sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite, já que retardam a digestão e absorção de carboidratos”, explica a nutricionista. Esses efeitos auxiliam na redução do colesterol LDL, conhecido como “ruim”, e favorecem a saúde cardiovascular.
Estudos mostram que compostos bioativos presentes na jabuticaba possuem efeitos importantes no controle de processos inflamatórios e fortalecem o sistema imunológico. Com isso, a fruta pode ser uma aliada para pessoas com doenças como artrite e algumas autoimunes.
Confira o ranking das 10 melhores frutas do mundo, segundo o TasteAtlas:
- Rodakina Naoussas (pêssego) – Grécia
- Truskawka Kaszubska (morango) – Polônia
- Mandarini Chiou (mandarino/tangerina) – Grécia
- Portokalia Maleme Chanion Kritis (laranja) – Grécia
- Cítricos Valencianos (laranja, tangerina e limão) – Espanha
- Mila Zagoras Piliou (maçã) – Grécia
- Limone Costa d’Amalfi (limão) – Itália
- Mangostim – Indonésia
- Primitivo (variedade de uva) – Itália
- Jabuticaba – Brasil
Agro
ver mais
Do campo ao pote: como o agronegócio alimenta o mercado pet no Brasil
Frutas

As melhores hortaliças e frutas para plantar no outono
Opinião
Eventos
ver mais