Pescados vão superar aves na taxa de crescimento global de proteínas

Publicado em 06.02.25

Os pescados estão prestes a ultrapassar as aves em termos de taxa de crescimento no fornecimento global de proteínas, conforme revela um novo relatório da Rabobank, empresa holandesa de serviços financeiros.

O relatório, intitulado “Global Animal Protein Outlook 2025”, prevê que os pescados assumirão o primeiro lugar em 2025, mesmo diante das incertezas provocadas por oscilações macroeconômicas globais e transformações políticas que devem fazer deste ano um “momento crucial” para a produção e o comércio de diversas commodities.

A produção global de proteína animal está projetada para crescer em 2025, com uma estimativa de quase 6 milhões de toneladas métricas (TM) adicionais previstas para chegar ao mercado. Esse crescimento será amplamente impulsionado pela aquicultura, captura de peixes selvagens e aves.

Especificamente, o relatório projeta que, juntas, a aquicultura e a produção de peixes selvagens crescerão 2,3% ano a ano, acrescentando cerca de 5 milhões de toneladas de proteína adicional e revertendo a queda de 0,3% registrada em 2024.

A produção de aves deve crescer de forma constante, adicionando cerca de 2 milhões de toneladas ao fornecimento global. A produção de carne suína, por sua vez, terá um aumento marginal de apenas 0,1% após um período de crescimento significativo entre 2021 e 2023.

A produção de carne bovina deve enfrentar uma redução, reflexo das dificuldades enfrentadas em importantes regiões produtoras.

No mercado de pescados, o segmento de salmão se destaca com previsão de crescimento global de 3,5% ao ano, impulsionado por um aumento estimado de 1% a 2% na produção já em 2024

O cenário apresentado pelo Rabobank reforça a relevância dos pescados não apenas como fonte nutricional, mas também como um motor de crescimento para a indústria global de proteínas. Com essas projeções otimistas, o setor deve se consolidar como o líder absoluto na taxa de crescimento do fornecimento mundial de proteínas.

Opinião

Eventos

ver mais
03.06
Agro Summit
24.06
Energy Summit 2025
11.08
Congresso Brasileiro do Agronegócio
02.10
Agrienergy Summit 2025 – Sorriso
22.10
Agrienergy Summit 2025 – Maringá
22.10
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)