Cacau: fruto sustentável!
A cultura do cacau, além de importância econômica e social, representa também desenvolvimento sustentável nas comunidades onde está inserido, na Mata Atlântica (BA e ES) e na região Amazônica, como PA, RO e MT. Estima-se que hoje são cerca de 93 mil pequenos produtores que cultivam o cacau em 620 mil hectares.
O Brasil é o sexto maior produtor mundial, com média anual de 200 mil toneladas, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A produção brasileira é praticamente toda absorvida pelo mercado interno, que utiliza o cacau para fabricar, além de chocolate, cacau em pó, manteiga para cosméticos e alimentos, bebidas lácteas, biscoitos, entre outros derivados.
Uma das principais características da sua produção é funcionar como um importante sumidouro natural de gás carbônico, ou seja, além de não emitir gases, ainda absorve boa parte do carbono presente na atmosfera.
Utilizando os sistemas agroflorestais, a produção de cacau presta uma diversidade de serviços ambientais e proporciona aos agricultores um modelo de sistema competitivo, que garante produtividade e conservação ambiental.
Sustentabilidade
ver mais
O Futuro do Agro é tema de debate na COP29
Opinião
Eventos
ver mais