Cacau: fruto sustentável!

Publicado em 17.04.25

A cultura do cacau, além de importância econômica e social, representa também desenvolvimento sustentável nas comunidades onde está inserido, na Mata Atlântica (BA e ES) e na região Amazônica, como PA, RO e MT. Estima-se que hoje são cerca de 93 mil pequenos produtores que cultivam o cacau em 620 mil hectares.

O Brasil é o sexto maior produtor mundial, com média anual de 200 mil toneladas, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A produção brasileira é praticamente toda absorvida pelo mercado interno, que utiliza o cacau para fabricar, além de chocolate, cacau em pó, manteiga para cosméticos e alimentos, bebidas lácteas, biscoitos, entre outros derivados.

Uma das principais características da sua produção é funcionar como um importante sumidouro natural de gás carbônico, ou seja, além de não emitir gases, ainda absorve boa parte do carbono presente na atmosfera.

Utilizando os sistemas agroflorestais, a produção de cacau presta uma diversidade de serviços ambientais e proporciona aos agricultores um modelo de sistema competitivo, que garante produtividade e conservação ambiental.

Opinião

Eventos

ver mais
06.05
ExpoMafe
13.05
Fenagra 2025
03.06
Agro Summit
24.06
Energy Summit 2025
11.08
Congresso Brasileiro do Agronegócio
22.10
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)