Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para 8ª edição

Publicado em 08.04.25

A Bayer e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) anunciam a abertura das inscrições e indicações para a 8ª edição do Prêmio Mulheres do Agro

A Iniciativa celebra o protagonismo feminino no agronegócio, reconhecendo produtoras rurais e pesquisadora cientifica cujos trabalhos impulsionam a sustentabilidade, a governança e os impactos promovidos na sociedade. As inscrições para a categoria “Produtora Rural” estarão abertas até 31 de julho de 2025 e até 1º que de junho de 2025 para indicações na categoria “Ciência e Pesquisa”, por meio do site oficial pode ser acessado aqui.

“O Prêmio reafirma o compromisso da Bayer em reconhecer e dar visibilidade ao protagonismo feminino no agronegócio. A cada ano, notamos um engajamento significativo das interessadas, refletindo o impacto transformador que elas promovem no campo e na ciência. Nosso objetivo é incentivar e inspirar essas mulheres, destacando suas contribuições para um setor mais inovador, sustentável e inclusivo”, comenta, Isabela Fagundes, Especialista em Comunicação Corporativa da Bayer

Desde a sua criação, em 2018, o Prêmio Mulheres do Agro já reconheceu 63 produtoras rurais e duas pesquisadoras. A cada edição, a participação feminina no setor se fortalece, evidenciando o papel transformador dessas mulheres dentro e fora das porteiras. Em 2024, a iniciativa foi marcada pela pluralidade, reunindo produtoras rurais de todas as regiões do país e de diversas faixas etárias, com candidatas variando de 19 a 67 anos. A mesma edição registrou um crescimento de 26,5% no número de pequenas propriedades inscritas em relação a 2023.

Vencedoras da categoria Grande Propriedade do PMA celebram sua
conquista durante a cerimônia de premiação em São Paulo.
Crédito: divulgação – Bayer

As inscritas serão avaliadas por um corpo de jurados especializados, considerando aspectos como sustentabilidade, governança e impacto social das iniciativas promovidas pelas concorrentes.

Ao todo serão reconhecidas nove produtoras rurais — três em cada subcategoria (pequena, média e grande propriedade) e uma cientista na categoria “Ciência e Pesquisa”, lançada em 2023, voltada a profissionais que atuam em projetos de impacto que contribuem para a evolução do setor agropecuário. Após a avaliação técnica, as três pesquisadoras finalistas seguirão para votação popular, e a vencedora receberá um incentivo de R$ 20 mil, que, assim como nos anos anteriores, deverá ser usufruído no trabalho científico da vencedora, por meio da instituição de pesquisa na qual está vinculada.

“Entendemos que a ciência, assim como a preservação ambiental, são fundamentais para um agronegócio sustentável, que possa atender às necessidades de uma população que cresce cada vez mais. Por isso, durante o processo de execução do prêmio, estamos dedicados em promover melhorias contínuas que vão ao encontro desses e outros requisitos primordiais para o setor”, explica Mariana Araújo, Analista Administrativa Financeira da Abag

Cerimônia de Premiação

As vencedoras da 8ª edição do Prêmio Mulheres do Agro serão anunciadas no dia 22 de outubro, durante o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo. O CNMA é um dos principais eventos do setor e reúne mulheres de todo o país para discutir temas relevantes e partilhar experiências.

Opinião

Eventos

ver mais
06.05
ExpoMafe
13.05
Fenagra 2025
03.06
Agro Summit
24.06
Energy Summit 2025
11.08
Congresso Brasileiro do Agronegócio
22.10
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)