A reinvenção batendo à porta do Agro

Publicado em 01.02.25

CEOs relatam ganhos de produtividade com a IA generativa e melhor retorno dos investimentos com baixo impacto climático. Não há alternativas: é ampliar o escopo e acelerar a transformação

Os resultados da 28ª Global CEO Survey, que ouviu mais 4.700 líderes em mais de 100 países, mostram que parte dos CEOs avança rapidamente para explorar o potencial de crescimento e geração de valor das forças que definem o momento atual.

Eles investem em inteligência artificial generativa, atuam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças trazidas pelas mudanças climáticas e reinventam suas operações e modelos de negócios para gerar valor, inovação e garantir sustentabilidade. Mas muitos ainda avançam lentamente, limitados por visões de liderança e processos que levam à inércia.

Para esse grupo, há apenas duas opções: acelerar a reinvenção ou apostar que, com alguns ajustes, os atuais modelos operacionais e de negócios continuem a gerar resultados, mesmo com a IA e a transição para uma economia de baixo carbono redefinindo as dinâmicas de valor no mercado.

No setor de agronegócio, a pesquisa mostra que equilibrar inovação e sustentabilidade será crucial para as empresas conseguirem fortalecer suas cadeias de suprimentos, enfrentar as mudanças climáticas e garantir sua competitividade no cenário global. O momento exige liderança ousada e decisões estratégicas para equilibrar sustentabilidade, inovação e resiliência.

Otimismo: 76% dos líderes do setor do agronegócio projetam uma aceleração da economia local nos próximos 12 meses, acima da média nacional de todos os setores pesquisados (73%).

O desafio do clima: mudanças climáticas são apontadas como a principal ameaça para o setor (56%), em nível significativamente maior do que a média geral dos CEOs nacionais (21%) e globais (14%). Além disso, 47% relatam aumento de receita com investimentos climáticos nos últimos cinco anos, bem acima da média nacional (30%).

Qualificação: a preocupação dos CEOs do setor com a qualificação da mão de obra aparece em segundo lugar entre ameaças citadas na pesquisa (38%), um resultado superior à média global (23%) e a média nacional (30%).

Viabilidade: 44% dos CEOs do setor acreditam que suas empresas não serão viáveis economicamente por mais de dez anos sem mudanças significativas, um aumento significativo em relação aos 31% de 2024.

Busca pela reinvenção: 44% dos CEOs do setor no Brasil afirmam ter realizado parcerias com outras organizações, um resultado 11 pontos percentuais acima da média nacional (33%).

Impacto e investimento em IA generativa: a expectativa dos líderes do agronegócio sobre o impacto da IA generativa na lucratividade aumentou – 61% em 2025 ante 46% em 2024. 86% dos CEOs do setor planejam investir na integração da IA com plataformas tecnológicas, em nível bem acima da média nacional (69%).

Confira a pesquisa na íntegra (clique aqui).

Opinião

Eventos

ver mais
06.05
ExpoMafe
13.05
Fenagra 2025
03.06
Agro Summit
24.06
Energy Summit 2025
11.08
Congresso Brasileiro do Agronegócio
22.10
Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)